Em primeiro lugar, é super importante saber o que é ser um personal stylist. Muita gente quer “trabalhar com moda” e se volta para esta área específica dentro deste enorme universo sem saber do que se trata, porque “não precisa saber desenhar” ou porque simplesmente gosta de roupas, de tendências e de vestir amigos.
A consultora de imagem trabalha muito mais com o ser humano do que com a moda em si. Nosso objetivo é traduzir a personalidade, os objetivos e o universo de uma pessoa para sua imagem pessoal, processo realizado através de muito estudo, técnicas de análises teóricas e visuais, conversas e muita observação, até que o cliente se sinta confortável com a mensagem que projeta para o mundo.
Lidamos, sim, com roupas, mas a imagem é muito mais do que isso: envolve etiqueta, comportamento, linguagem, auto-estima e por aí vai.
É preciso ter uma boa formação!
Por lidarmos com um assunto tão sério como a imagem de uma pessoa, é preciso estudar e praticar muito antes de “colocar a mão na massa”. Só gostar de roupas e ter bom gosto não é suficiente, afinal o bom gosto é totalmente relativo e o maior desafio do personal stylist é justamente se desprender de seu gosto pessoal e entrar no universo do cliente, procurando entender de onde ele vem e para onde ele vai, como se enxerga, suas inseguranças e objetivos. E, para isso dar certo, é preciso ter uma base técnica bem desenvolvida.
Não existe ainda uma universidade de Consultoria de Imagem, portanto o profissional que deseja começar nesta área deve ir atrás de cursos específicos, tanto focados para consultoria quanto dentro do universo da moda, psicologia, linguagem não-verbal, marketing pessoal e afins.
Se você tiver uma formação em outra área antes ou até mesmo em outro ramo da moda, ótimo. Todo e qualquer conhecimento é bem-vindo e nunca será perdido.
O mais importante nesta etapa é fazer bons cursos, com profissionais experientes, que saibam do que estão falando.
Cursos que eu recomendo
No Brasil:
- Ilana Berenholc (consultoria de imagem, consultoria para homens, coloração pessoal) – Ilana é uma das consultoras mais antigas e experientes do país, VP International Relations da AICI – órgão internacional que regulamenta a profissão. Fiz o curso de coloração pessoal com ela e gostei bastante.
- Escola São Paulo (história da moda, consultoria de moda e palestras diversas) – Tem uma reputação ótima, promove cursos super interessantes e com profissionais sempre muito bem reconhecidos.
- Senac São Paulo (análise de cores, consultoria de imagem, etiqueta social, marketing pessoal, história de moda e outros) – Os cursos de consultoria e coloração são gerenciados por Ilana e a instituição costuma convidar profissionais experientes e conhecidos para seus cursos diversos.
- Istituto Marangoni – Londres, Paris ou Milão (image consulting, fashion styling, fashion marketing e outros) – Fiz o curso de image consulting na unidade de Londres e adorei. Super recomendo!
- Central Saint Martins – Londres (personal styling, fashion business, fashion marketing, cool hunting e outros) – Uma das escolas de moda mais reconhecidas da Europa.
- Parsons School of Fashion – Nova Iorque (fashion history, fashion trends, consumer behavior e outros) – Está entre as tops dos Estados Unidos.
- Fashion Institute of Technology – Nova Iorque (image consultant, color analysis, personal shopping e outros) – Estudei lá durante o verão de 2010 e adorei. Os cursos que fiz foram ministrados por professores que atuam no mercado há bastante tempo, passando uma bagagem interessantíssima além do conteúdo.
Antes de tudo, cuide da sua imagem!
Será que você passa uma imagem de consultora de imagem? Será que você tem autoridade, conhecimento e informação suficiente e demonstra isso através de sua imagem pessoal? Como será que as pessoas a vêem? Elas já a enxergam como alguém que poderia lhe guiar neste sentido?
É muito importante avaliar sua imagem e sua postura antes de começar a trabalhar como consultora. Afinal, de nada adianta você querer passar o conhecimento para outro alguém se você mesma não o aplica, né?
Aproveite para usar na prática o que aprendeu nos cursos que fez e nos livros que já leu em si mesma, testar o que funciona para você e o que não, fazer exercícios em seu armário e assim por diante. Se puder, faça uma consultoria com outra consultora mais experiente para ver como é ser o cliente, entender como funcionam os processos e aprender com outros pontos de vista. Que tal?
Assim diz a colunista Roberta Carlucci.